Médico explica como oração é recebida pelo cérebro: ‘Não são só palavras’

  • 22/07/2025
Médico explica como oração é recebida pelo cérebro: ‘Não são só palavras’
Médico explica como oração é recebida pelo cérebro: ‘Não são só palavras’ (Foto: Reprodução)

Em um vídeo publicado no Instagram, o neurologista Denis Birman explicou como a oração, mais do que palavras, é um estímulo profundo ao cérebro humano e como o órgão responde a esse momento espiritual.

Segundo o especialista, o cérebro não se limita a decodificar palavras, ele responde às emoções e estados internos que as acompanham.

"Para o Criador, não deve ter tanta diferença a forma como você ora, mas para a neurociência, sim", explica.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dr Denis Birman | Neurologista (@drdenisbirmanneuro)

O especialista explica que o cérebro não reage apenas às palavras ditas, mas às emoções vividas durante a oração. “Se você ora com ansiedade, medo ou pressa, o sistema límbico é ativado, e isso reforça redes de medo e não de plasticidade”, destaca.

Por outro lado, orações feitas com gratidão, presença e verdadeira confiança no Criador ativam regiões cerebrais relacionadas ao desenvolvimento pessoal e à saúde emocional.

“Você ativa o córtex pré-frontal dorsolateral, mas você ativa redes neurais associativas da verdadeira transformação que a oração faz no teu cérebro”, explica o neurologista.

Birman também compartilhou dicas práticas inspiradas na neurociência para o momento da oração: “Antes de pedir, agradeça; antes de falar, respire; antes de se desesperar, confie”.

Segundo ele, essas atitudes simples não apenas modificam a química cerebral, mas também potencializam os efeitos positivos da oração.

Poder da Oração

O neurologista destaca ainda que "aquilo que você alimenta, cresce", e lembra que o cérebro humano não foi feito apenas para reagir ao caos, mas criado para gerar calma, clareza e direção.

Ele cita estudos do pesquisador Andrew Newberg, publicados na revista Medical Hypotheses (2003), que comprovam que a oração fortalece áreas do cérebro responsáveis pelo foco, empatia e autocontrole. “Orar não é apenas um ato de fé… é também fisiologia”, reforça.

Segundo Birman, a oração é uma ferramenta poderosa para lembrar quem somos, alinhar o coração à mente e silenciar a confusão.

Ele conclui com uma sugestão prática: “Hoje, antes de dormir, interrompa tudo, feche os olhos e fale — do seu jeito mesmo. Mas fale. O que sai da sua boca transforma a sua mente”. Uma prática que, segundo ele, é comprovada cientificamente e validada espiritualmente.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/medico-explica-como-oracao-e-recebida-pelo-cerebro-nao-sao-so-palavras.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes